Na década de 70, o pesquisador australiano Bill Mollison juntamente com seu aluno David Holmgren, após 12 anos de experiência e vivência, deram início às práticas da Permacultura.
A Permacultura é uma ciência, um método holístico que imita a natureza planejando, atualizando e mantendo os sistemas de convivência humana como jardins, comunidades, vilas e aldeias. Tem como princípios a sustentabilidade ambiental, social e financeira.
O Permacultor observa os padrões naturais de crescimento e regeneração de uma forma a conceber princípios ecológicos que poderiam ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar os esforços realizados por indivíduos na área urbana ou rural.
Esta ciência possui como ideais sistemas colaborativos com foco no desperdício zero. O lixo produzido é desconstruído. Os resíduos orgânicos servem para a alimentação das galinhas e minhocas, gerando-se ovos e terra fértil. Já os resíduos recicláveis são encaminhados para cooperativas, confecções de papéis e objetos e para a bioconstrução.
As casas são feitas de materiais de demolição, bambu, taipa de pilão, pneus, garrafas e tijolos de barro. E, além disso, os painéis solares são utilizados para aquecer a água, que é captada da chuva!
Outros princípios são: teto verde, compostagem doméstica, jardim comestível, horta, reciclagem de resíduos, reaproveitamento de bens de consumo, troca de produtos e serviços, arquitetura funcional, educação integral, consumo consciente e alimentação orgânica.
Permacultura é o resgate da relação entre as pessoas e o meio ambiente.
Menos stress e mais saúde!
Até a próxima,
Equipe SUSTENTARTE
Fonte: japagirl.com / wikipedia.com