As Ecovilas são comunidades formadas por um grupo de pessoas que se reúnem porque possuem uma intenção comum. A ideologia voltada à sustentabilidade esta sempre presente agregando aspectos ambientais, sociais, econômicos e até espirituais ao local e ao grupo presente.
Muitos são os benefícios gerados por estes propósitos. O site clareando.com pode definir muito bem as principais virtudes de uma Ecovila como:
1. Produção local de alimentos orgânicos
2. Utilização de sistemas de energias renováveis
3. Construção ecológica
4. Criação de esquemas de apoio social e familiar
5. Experiência com novos processos de tomada de decisão, utilizando técnicas de democracia profunda e facilitação de conflitos
6. Economia autossustentável, baseada nos conceitos de localização e simplicidade voluntária
7. Saúde integrada
8. Educação holística baseada na percepção sistêmica
A origem das Ecovilas se deu como uma solução consciente aos problemas enfrentados na nossa sociedade, onde muitos possuem uma visão individualista. Surgiu então tal movimento com o intuito de integrar, meio ambiente e indivíduos. Foi em 1995, em um encontro histórico realizado na Fundação Findhorn, que o conceito de Ecovilas foi definido e globalizado.
Viver em uma comunidade onde os valores se baseiam à harmonia do planeta e do indivíduo, priorizando o convívio em grupo próximo a natureza, colhendo seus alimentos frescos e morando sob materiais de construção natural, deve ser, no mínimo, incrível!
Confiram algumas fotos de ecovilas pelo mundo: