Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, 12% desse total está em território brasileiro. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume d’água do rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta. Embora esses dados representem enorme abundância desse recurso, é exatamente a falta dele que tem sido o tema mais falado do momento.
Estamos vivendo o resultado daquela velha mania do ser humano de só dar valor a algo quando o perde. No entanto é preciso olhar pelo lado bom das coisas, e nós da Sustentarte acreditamos que uma crise de grandes proporções como a que estamos vivendo pode criar inúmeras oportunidades para profundas mudanças de paradigma na gestão da água. É tempo de discutir a água como o direito humano e não como mercadoria.
Não é de hoje que água é fonte de discussão, estudo e inspiração. Reviramos o baú e trouxemos para você uma linda canção de Sá e Guarabyra que fala sobre a importância dos rios e mananciais para a vida e o desequilíbrio da gestão de nossos recursos. Canta com a gente!
Sobradinho
( Sá e Guarabyra)
O homem chega, já desfaz a natureza
Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar
O São Francisco lá pra cima da Bahia
Diz que dia menos dia vai subir bem devagar
E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar
O sertão vai virar mar, dá no coração
O medo que algum dia o mar também vire sertão
Adeus Remanso, Casa Nova, Sento-Sé
Adeus Pilão Arcado vem o rio te engolir
Debaixo d’água lá se vai a vida inteira
Por cima da cachoeira o gaiola vai, vai subir
Vai ter barragem no salto do Sobradinho
E o povo vai-se embora com medo de se afogar.
Remanso, Casa Nova, Sento-Sé
Pilão Arcado, Sobradinho
Adeus, Adeus …
Para superarmos a crise atual, será necessário construir uma nova cultura de cuidado com a água. A conscientização tem um papel vital, não só pelos cidadãos, mas também pelo governo, indústrias e setor agropecuário. Todos precisam se mobilizar para fazer a diferença. A população precisa cobrar medidas eficientes para que no futuro não soframos com a falta da água.
Para fechar, uma charge que ilustra uma movimentação que pode ser feita por muitos! Inspirem-se =)