Como Atuamos

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ACREDITAMOS

Ação coletiva que inspira cuidado e que gera transformação.

A Educação Ambiental traz uma oportunidade de olharmos com sensibilidade para a Educação com a qual estamos acostumados, fazendo o convite de aguçarmos a percepção do contexto e das relações. Com isso, deixamos de observar a natureza distanciada e vivenciamos a noção de que somos natureza e que precisamos, como uma teia, cuidar uns dos outros. A Educação que se aproxima da realidade socioambiental dos envolvidos e que abre os olhos para as demandas do entorno torna-se um processo significativo de troca e crescimento. E sem muita dificuldade, essa atenção mostra como são indissociáveis os âmbitos sócio, político e ambiental. A Educação Ambiental preza, então, por relações saudáveis e justas.
A Sustentarte acredita em uma Educação Sócio-político-ambiental que se posiciona e ao mesmo tempo gera interações lúdicas, banhadas de afeto e arte. Nossas ações são inspiradas na beleza dos ciclos vivos e na permacultura. Como somos natureza, buscamos despertar nossa própria beleza em busca de uma reconexão que encanta e nos organiza internamente. A permacultura orienta para que o processo seja sustentável, justo e viável.
O processo de Educação Ambiental precisa ser integrado com a comunidade local, aprendendo com seus saberes, promovendo a interculturalidade e propondo atividades significativas. A troca de saberes é uma de nossas bases, por isso os diferentes saberes da nossa equipe compõem uma atuação transdisciplinar.
A Educação Ambiental no nosso dia-a-dia passa pelo conteúdo publicado nas mídias sociais, preenche nossos cursos e projetos e está viva nas nossas relações internas enquanto equipe e com parceiros.
Com a leveza das cores de uma manhã agradável, seguimos aprendendo e trocando com outras brisas frescas com as quais encontramos no caminho. Uma jornada de gratidão à nossa natureza.