Projetos

PROJETO ESCOLA FLORESTA

O Projeto Escola Floresta busca reconectar as crianças do Ensino Fundamental com o meio ambiente através da contextualização com suas histórias de vida, curiosidade, sentimentos e com o conteúdo abordado pelos professores em sala de aula. Acreditamos que o nosso meio ambiente tem algumas dimensões, como por exemplo nosso corpo, casa, escola, bairro, cidade e planeta, e o cuidado com cada uma dessas dimensões deve ser atento e em medidas alcançáveis. As atividades acontecem de forma prática e com debates, assim as crianças vivenciam uma Educação Ambiental sensível e preenchida de significado. Além disso buscamos ressignificar o entendimento de “floresta” nos dedicando a compreender os ciclos naturais e a prática agroflorestal.

  • Experiência prática relacionada aos conteúdos abordados em sala;
  • Observação e compreensão do entorno e contexto socioambiental;
  • Lúdico como forma de sentir os saberes;
  • Manejo agroflorestal;
PROJETO PLANTE PARA O FUTURO

O Projeto Plante para o Futuro tem o objetivo de encantar as crianças da Educação Infantil e a comunidade escolar com a reconexão do ser-natureza a partir da sensibilização. Este processo acontece através do lúdico, arte, brincadeira, afeto e mãos na terra. Acreditamos que somos natureza e a reconexão com nós mesmos é feita através do contato. Por isso nossas atividades aproximam a comunidade escolar de elementos fundamentais à vida. Internamente organizados somos capazes de cuidar com mais segurança das relações com as outras pessoas e com o meio externo. Também trabalhamos junto com as crianças o cuidado com o corpo, nosso principal meio ambiente, organizamos uma horta incluindo o processo de compostagem e a alimentação baseada no vínculo com o alimento. Um ciclo de cuidado é formado quando estamos seguros do que somos e do valor dos elementos que sustentam a vida.

A Sustentarte tem como princípio observar e valorizar a curiosidade das crianças, partindo assim para descobrir novos mundos. A nossa proposta busca girar a roda do cuidado, assim todos somos cuidados e cuidadores.

  • Reconexão com o ser-natureza;
  • Vínculo através do afeto;
  • Contato com os ciclos vivos através do verde e das mãos na terra;
  • Responsabilidade e autonomia através do ciclo do cuidado;
PROJETO SUPER CASA

É um projeto prático de bio-arquitetura e construção natural que tem como objetivo criar uma experiência pedagógica única e inesquecível, no qual jovens aprendem a construir com suas próprias mãos uma estrutura sustentável a partir de materiais naturais como bambu, palha e barro.

O projeto é desenvolvido com estudantes dos ensinos médio e superior, ao longo do ano letivo, dentro de instituições de ensino públicas e privadas.

O projeto arquitetônico é desenhado a partir da troca de conhecimento entre a equipe técnica da Sustentarte (arquitetos formados) e os estudantes. A estrutura é construída em uma área disponibilizada pela instituição, trazendo assim soluções para várias necessidades do espaço.
São utilizadas diversas técnicas construtivas como teto verde, adobe e bambu-a-pique, entre outras. Desta forma, é mostrado como esses materiais alternativos oferecem soluções viáveis, funcionais e muito bonitas para a arquitetura, porém preservando o meio ambiente e os recursos naturais.

O SUPER CASA é um projeto inovador e uma excelente ferramenta para as escolas inserirem temáticas e práticas sócio-ambientais dentro do currículo, oferecendo oportunidades de aprendizado alternativas e muito enriquecedoras para seus estudantes e comunidade escolar.

  • Empoderamento dos jovens a partir do desenho e construção de estruturas.
  • Recuperação de conhecimentos e práticas ancestrais.
  • Aprendizado que passa pela vivência sensorial e experiência prática.
  • Estrutura bonita e sustentável que fica como legado para a escola.